Minho ganha investimento de 5 milhões de euros para reciclar madeira

A empresa Sonae Arauco anunciou o investimento em dois novos centros de reciclagem em Portugal. As regiões do Minho e do norte de Lisboa são os locais escolhidos.

Com 40 anos de atividade, a Sonae Arauco, através da Ecociclo, opera nas regiões do Porto, Setúbal e Coimbra e prepara-se agora para alargar a sua atividade a mais pontos do país com um investimento que tem parte integrante do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, perfazendo um total de 13 milhões de euros.

Até ao final de 2025, os novos centros estarão estrategicamente operacionais no Minho e no norte de Lisboa. Este negócio de economia circular pretende integrar 85% da madeira reciclada nas várias gamas dos seus produtos, representando assim cerca de 30% da sua faturação, ultrapassando a média da indústria europeia que é de apenas 21%.

A operacionalização da reciclagem de madeira dos centros é feita graças a cerca de 700 contentores disponibilizados pela Sonae Arauco, em Portugal e Espanha, para recolha direta de resíduos nas instalações dos seus clientes, desde paletes a embalagens, mobiliário, portas, construção, resíduos urbanos, entre outros. Os subprodutos da indústria, como placas, serradura ou estilha são também usados e voltam ao processo industrial.

Pronto para transformar sua visão em realidade?